6 de junho de 2012

Desculpa, não basta.


Ei, você aí, é, você mesmo! Já cometeu algum erro? Sim? Então não estou sozinha! O post de hoje fala sobre erros. Na verdade, é um pedido de desculpa a alguém. E para você, é difícil pedir desculpa? Bom, errar é humano, ninguém é isento do erro. Porém, reconhecer o que fez e aprender com isso e ainda ter a humildade de pedir perdão, para muita gente, não é fácil. Pedir desculpa é necessário, porém, se lembre sempre: não é redenção. 

Gostaria de lembrá-los que podem mandar suas histórias, sugestões, dúvidas e dicas para o email avidaemmiudos@gmail.com e também na página do blog no facebook. Um grande beijo e boa leitura!

"A minha teoria é a de que nossos erros são as únicas coisas originais que fazemos." - Billy Joell

Fazer o que fiz não estava nos planos. Ainda mais te ver saindo assim do meu dia-a-dia, na verdade, o que mais me doeu foi não perceber a sua partida. Aqui dentro fica o espaço de anos de convivência, histórias, risos, desagrados, crises, conselhos, pazes e do que ninguém poderia imaginar.

Aí eu me lembro do carinho, dos abraços, das palavras trocadas, das confissões e medos. Do crescimento de cada um de nós. Ver você passar de menina a mulher, foi um privilégio. Privilégio maior foi poder ter compartilhado da minha intimidade contigo.

O destino (ou seriam nossas escolhas?) se encarrega de direcionar a vida a alguns caminhos que às vezes não queremos percorrer. A caminhada vai ser dura, vou ter que sentir cada espinho da roseira se fincar em meus dedos para poder colher as rosas. A trilha não vai ser fácil sem você aqui.

Admitir o erro, é fácil. Talvez. Porque pensar que cometi deslizes justamente com alguém como você é ter que pisar em minha consciência, amassar meu coração, engolir em seco e perceber que eu, bom, eu sou tão humano, tão mundano, mesquinho e cruel!

Só de tentar lembrar o que aconteceu me faz ter náuseas, vontade de gritar, correr, sumir do mapa, do mundo. E é complicado acordar todos os dias, lembrar de você e não poder te falar. Poder, eu até posso, mas e a coragem? É ter que esquecer todos os planos e apagar um futuro.  É não poder te chamar para sair e tomar aquela cerveja descompromissada, hesitar em discar o seu número e evitar que você ouça a minha voz apagada. É escutar a sua gargalhada no cantarolar dos pássaros e me recordar daquelas suas piadas sem graça! E o pior, é ver uma companheira largar a minha mão e desatar nossos laços.

Ninguém está isento de errar, você sabe. O que eu quero é sempre poder olhar nos seus olhos com dignidade e te fazer perceber que tudo isso não me indiferente, que no meu caminhar, as marcas ficarão. Mas acima de tudo, me fica uma lição.

Mas é bom lhe ver seguindo a vida com felicidade. O seu bem, meu bem, é a minha maior vontade. E mesmo que no seu futuro eu não esteja, que você conquiste tudo o que almeja!

E pensei em você hoje, mais uma vez. E mais um dia se inicia sem poder lhe falar que o mundo me fez entender que pedir desculpa, não basta.  E que tudo o tempo ajeita. E se não ajeitar, só me resta falar: “Desculpa.”.

2 comentários:

  1. Errar faz parte, reconhecer é dignidade, mas esperar perdão é fraqueza.
    Bjoks

    http://deliciosailusao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaque! Quando pedimos desculpas sempre esperamos pelo perdão. Mas não precisamos nos humilhar para tanto. Mas sempre esperaremos o perdão. Talvez esse medo de parecermos fracos esteja nos impedindo de ver a vida com olhos mais humildes e nos fazendo perder grande parte de nossa sensibilidade.

      Um grande beijo.

      Excluir