3 de julho de 2012

Percebo, logo existo.

Olá, queridos amigos e leitores! Gostaria de me desculpar por não ter postado na segunda-feira (ontem) porque o blogger não estava aceitando meu usuário e senha. Quase tive um infarto de tanto susto! Mas, hoje pela tarde deu tudo certo e aqui vem mais um dos posts que foi um tema sugerido. Vamos falar hoje sobre "Percepção". 

O que explica o fato de uma mesma situação ter significados distintos para cada pessoa que a vivenciou? O que explica cada qual reagir de uma forma a uma certa situação? Por que algumas pessoas acham que a grama do vizinho é mais verde? A "culpada" disso tudo, é a danada da percepção. Mas, o que é percepção? É como nós vemos, interpretamos, julgamos, conceituamos ou qualificamos o mundo ao nosso redor e a nós mesmos. Então, vamos ao texto. Espero que o percebam de forma positiva, se não, ah, são as suas percepções!

Deixo aqui o convite para curtirem a página do blog no facebook, onde poderão acompanhar as novidades e participar das promoções. Lembrando que todas as segundas teremos uma sessão especial dos "Desesperados", que precisam de ajuda em seus relacionamentos e de algum conselho! Tentaremos ajudar e ainda presentearemos o mais desesperado do mês, está esperando o que para participar? Mande seu problema para avidaemmiudos@gmail.com ou na página do facebook mesmo, prometo que seu nome não será divulgado, é segredo! Um grande beijo e boa leitura.


"Quem eu sou, você só vai perceber quando olhar nos meus olhos, ou melhor, além deles." - Clarice Lispector.
E isso serve para nós mesmos, Clarice...


Tudo o que percebo, não sei mais o que é. Na minha cabeça, ao mesmo tempo: razão, ação, emoção. Flashes e memórias do que vivi. Vivência do que nunca verei. Olhares que nunca perceberei.

Meu mundo é tão diferente do seu, como pode isso? Mesmo lugar, mesma cultura, mesmos amigos, mesma idade: e comportamentos tão distintos. Olhamos para uma situação afim e, ainda assim, ela terá pontos diferentes para debatermos.

A Certeza nessas horas não ajuda, pois quanto mais imaginamos que sabemos algo, mais o desconhecemos. Nadar no desconhecido, sair do mergulho cheio de água nova escorrendo por nossos corpos e mentes, é assim que você se sente quando se vê em alguma situação nova, mas, sem querer te desanimar: nada para nós é desconhecido em sua totalidade e ao termos e interpretarmos certa nova experiência  somos influenciados por algo que já vivemos. Logo, uma novidade é apenas uma série de acontecimentos e conceitos reciclados.

Então, perceber o mundo é quase um contrato que fazemos com nossas próprias memórias de que: o que virá, um dia, as ativarão novamente e as colocarão para trabalhar mais uma vez! Incontáveis vezes ao dia acionamos diretamente nossas imagens mentais e sentimentos vividos para conceituarmos certos fatos: se está na rua e vê alguém com a mão no bolso atrás de você, pode se sentir ameaçado se já foi assaltado numa ocasião semelhante. Se foi a algum lugar em que predomina uma certa cor e teve alguma experiência desagradável, provavelmente não escolherá essa mesma cor para a parede do seu quarto.

Nossos mundos nunca serão iguais, certamente. Talvez o meu seja mais colorido e o seu tenha mais sabor. O meu tenha mais audição e o seu mais tato... A nossa realidade é apenas uma percepção da realidade. Logo, não há verdade absoluta ou um mundo REAL visto e sentido por alguém, no mais, arrisco em dizer que ninguém saberá definir a realidade no futuro. O que é futuro mesmo? Para me responder essa pergunta você vai apelar para uma conjuntura de conceitos que tem sobre isso: o que já te falaram, o que já vivenciou, o que espera e o que pensa. Complexo?

Complexo mesmo é SE perceber, além do que observa a sua volta. Lá vem mais uma avalanche de sentimentos e situações experimentadas! Se conhecer, entender e organizar tudo o que se passa em sua cabeça, nervos e debaixo da sua pele, é tarefa das mais difíceis. Ainda dizem que quem não se conhece não vive plenamente. Será mesmo? Será que nascemos para entender de tudo um pouco ou um pouco de tudo? Ou um pouco de nada? NADA? Como assim, nada? Talvez o seu tudo, seja o nada de alguém. Ou o seu nada seja o tudo do outro.

Tente fazer este exercício: explique a si mesmo tudo o que está acontecendo ao seu redor, descreva a situação, o que se passa na sua cabeça, porque está pensando aquilo e o que fará depois. São tantos pensamentos, tantas sensações e explicações, que num primeiro momento você ficará um pouco perdido. Não desanime. Este é um momento bem diferente do que já viveu. É impressionante tentar acompanhar seus próprios pensamentos (nem nós mesmos conseguimos acompanhá-los lado a lado, estamos sempre uns passos atrás...) e ainda é bem provável que questione certos comportamentos e mude alguns hábitos! Perceba fora da caixa!

Palavras, as minhas, jogadas ao vento, talvez não sejam entendidas por todos, aproveitadas em sua pequena totalidade. Mas deixo o meu recado: procure se entender e compreender o prestígio dos seus pensamentos e emoções. Descubra onde seus pés querem chegar. Tente organizar seus arquivos e vivências, não se assuste se no final eles ficarem ainda mais bagunçados. Se você conseguir entender um pouco do que disse, vai compreender que do caos nascem genialidades e esculturas suntuosas...

2 comentários:

  1. Olá Fernanda, boa noite!

    Vi a divulgação lá na Blogosfera e vim correndo, , atraída pelo título tão sugestivo!

    Quando o filósofo francés René Descartes formulou a proposição "Penso, logo Existo",que até hoje serve de embasamento científico para as Ciências Naturais, tentou explicá-la de forma a não colidir com o interesse religioso dominante.
    O tempo passou, tantas coisas mudaram, e o ser humano mais livre pra pensar e agir, fazer escolhas, ainda não se aventurou a desbravar o mundo de si mesmo, conhecer suas emoções e seus sentimentos, suas percepções, para poder realizar a premissa "Percebo, Logo Existo", e mais além, talvez, para o "Sinto, Logo Existo".

    Muito bom vir aqui filosofar com você, Fernanda!

    Bjos da Lu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu! É muito legal ter pessoas novas lendo os posts!

      Descartes é um grande pensador e eu sou apaixonada por seus pensamentos e citações. Ele deixou um trabalho admirável e que não são todos os que se importam em pesquisar ou entender o seu legado. Infelizmente.

      Tão certo em sua proposição, Descartes não poderia imaginar que até hoje (o ser humano sem amarras, imposições, com tanta tecnologia e conhecimento) conheceria tão pouco de si mesmo e do mundo à sua volta. Ou de suas emoções. Ou de seus propósitos.

      Aqui eu vou citar, não um filósofo, mas uma frase que me acompanha todos os dias: "Descubra quem você é e faça disso um propósito." - Dolly Parton

      Fique à vontade para voltar ao meu cantinho de pensamentos! Fico muito feliz com as visitas e comentários!!

      Um grande abraço!

      Excluir